quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ENDOMARKETING

Definição própria: O Endomarketing pode ser definido como uma técnica utilizada no ambiente interior das empresas para obter melhores resultados ao nível da motivação, produtividade, inter-acção com o cliente interno, participação em novos projectos, capacidade de mudança, etc.
A empresa procura envolver todos os seus colaboradores na missão, valores e estratégias de desenvolvimento, procurando obter um ambiente favorável á melhoria do desempenho face ao cliente externo.
O Endomarketing tem por base a aquilo a que muitos ainda hoje chamam Comunicação Interna, utiliza diversos meios para fazer chegar a informação, como por exemplo informação directa da hierarquia colaborador e colaborador hierarquia, revistas internas, placard de informação diversa, breves reuniões informais, intranet, etc.

Definição de autor:

Segundo Saul Bekin(1990), no seu livro "Fundamentos do Endomarketing". “Endo”, originário do grego, significa posição ou acção no interior, ou seja, “movimento para dentro”. Endomarketing é, portanto, um conjunto de acções de marketing institucional dirigidas para o público interno (colaboradores, fornecedores, accionistas, vendedores, clientes).

Ainda segundo Bekin (1995), o objectivo do endomarketing é "facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o público interno, compartilhando objectivos da organização, harmonizando e fortalecendo estas relações" .
Fonte: BEKIN, Saul F. Conversando sobre Endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.


Vantagens: Facilidade de fazer chegar a mensagem, envolvimento directo Emissor e Receptor, possibilidade de esclarecer dúvidas, reconhecimento da importância dos colaboradores para a organização, linguagem igual para todos os níveis funcionais, partilha de objectivos e resultados, etc.

Desvantagens: Possibilidade de alguma informação interna relevante chegar ao exterior da empresa, excesso de informação que pode levar a algum desinteresse, dificuldade em manter alguns temas actualizados, acesso restrito nos casos de necessidade da utilização de meios informáticos.



Exemplos de Endomarketing:

Revista Interna



Indoor


Cartaz Motivacional




Fontes: http://www.ricardosanchez.com.br/
www.vicomweb.com/blog


http://www.youtube.com/watch?v=YYBpk-3PDf4

Sem comentários: