Definição própria : Considero o Marketing Viral uma técnica de marketing utilizada na actualidade para fazer chegar a mensagem aos potenciais consumidores recorrendo aos meios de comunicação em rede, ou seja utilizando a Internet, intranet e todos os dispositivos terminais capazes de receberem a propagação dos sinais desta geração digitalizada.
Definição de autor: O Marketing Viral envolve a transmissão de produtos, de serviços ou de informações desenvolvidas por uma empresa de utilizador em utilizador via internet. (Fonte: Kottler e Keller , 2006)
Definição de autor: O Marketing Viral envolve a transmissão de produtos, de serviços ou de informações desenvolvidas por uma empresa de utilizador em utilizador via internet. (Fonte: Kottler e Keller , 2006)
Esquema simples de propagação Viral
A definição de marketing viral retirada do Answers.com, e diz o seguinte:“É um método de publicidade utilizado online que é similar ao boca-a-boca. O “viral” refere-se à rapidez com que a mensagem se propaga, e o seu propósito não tem nada a ver com danificar o PC, é apenas fazer uma oferta disponível para as massas. O anúncio é disseminado através de links que são incluídos em e-mails, blogs, websites que apontam para um produto ou serviço que este público possa querer, seja ele gratuito ou não.
Algumas vantagens: O investimento necessário é baixo, conquista com facilidade os potenciais consumidores mais jovens e adeptos das novas tecnologias, velocidade de fazer chegar a mensagem ao destino.Algumas desvantagens: A sua utilização excessiva , pode levar a alguma banalização, a dificuldade de seleccionar um target especifico ( as informações sobre o destinatário podem não ser verdadeiras), o aumento de receios com conteúdos indirectos em função dos ataques de vírus destrutivos de software.
Algumas vantagens: O investimento necessário é baixo, conquista com facilidade os potenciais consumidores mais jovens e adeptos das novas tecnologias, velocidade de fazer chegar a mensagem ao destino.Algumas desvantagens: A sua utilização excessiva , pode levar a alguma banalização, a dificuldade de seleccionar um target especifico ( as informações sobre o destinatário podem não ser verdadeiras), o aumento de receios com conteúdos indirectos em função dos ataques de vírus destrutivos de software.
Curiosidades :
A matemática envolvida é impressionante. Conforme o exemplo do Seth Godin no livro Ideavirus, se começarmos um programa com apenas 10 indivíduos, e assumirmos que cada pessoa influencia 5 outras, das quais metade fica interessada e influência a sua lista de contactos, após 18 repetições sucessivas, atingimos 58 MILHÕES DE PARTICIPANTES!
Exemplo de um estudo sobre os resultados da utilização do Mkt Viral:
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