segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Marketing Relacional

Definição própria: O marketing relacional é estabelecer o contacto directo com o consumidor/cliente/target, de forma a conhecer as suas necessidades e expectativas no sentido de conquistar a sua atenção e fidelização.

O marketing relacional acompanhou desde sempre a actividade comercial, no tempo que que a proximidade entre o comprador e o vendedor era efectiva, todos se conheciam, portanto era fácil ao vendedor adequar os seus produtos a sua forma de fazer comércio ao seu comprador ou grupo de compradores, entretanto com a própria evolução da humanidade estamos colocados perante novos desafios, assistimos á insdustrialização, á massificação como forma de desenvolvimento produtivo e gerador de riqueza, no entanto a actividade principal que relaciona os intervenientes mantém-se , "vender e comprar".
Lógicamente o contacto de próximidade e o conhecimento deixou de existir, mas continua a ser fiundamental, assim a utilização de novas metedologias que garantam a manutenção do contacto e promovam o relacionamento entre vendedor e comprador é essencial pois permite o desenvolvimento da necessária relação entre a procura e a oferta.

Definição de autor: O marketing relacional refere-se a todas as actividades de marketing orientadas para estabelecer, desenvolver e manter relações eficientes (Morgan e Hunt, 1994).

Vantagens: O conhecimento profundo do cliente/consumidor/target, a possibilidade de obter retorno sobre o seu grau de satisfação, a ideia de personalização, o ganho de confiança e credibilidade, o fortalecimento da imagem de marca.

Desvantagens: Obriga a actualização constante do contacto, desenvolvimento de estratégias e comunicação personalizada, custo da gestão da base de dados, a possível quebra de confiança por parte do cliente por algo que em algum momento não correspondeu ao esperado
Exemplo de um esquema de aplicação de Marketing relacional

Sem comentários: