sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

MARKETING SENSORIAL

Definição própria – Maketing sensorial é uma das mais recentes técnicas utilizadas pelas marcas, para conquistar clientes. Através da provocação dos sentidos, em acções de maior ou menor impacto procurando chamar a atenção para os produtos, por exemplo através de aromas, sabores, sons, tacto, etc.

A titulo de exemplo temos as marcas de café que colocam uma embalagem que permite ao consumidor perceber o aroma do tipo de café que está no interior, os ambientadores que permitem através da raspagem de determinada área sentir o seu perfume ou os livros com cheiro a chocolate ou a morango.

Pretendem as marcas obter benefícios pela diferença, pois na actualidade o consumidor tem alguma dificuldade em efectuar as suas escolhas atendendo a que tudo está normalmente focalizado nos apelos ao preço, á embalagem e á comunicação das características do produto, sem que no entanto as diferenças sejam assim tão significativas que por si só bastem para que exista uma verdadeira diferenciação.

Definição de autor: Segundo Bemd Schmitt ( Colúmbia Business Scholl) e Alex Simonson (Georgetown University), o Marketing sensorial propõe-se a seduzir os consumidores, através de mensagens que atinjam o hemisfério direito do cérebro ( Emoção), em contraposição ás mensagens que atingem o seu hemisfério esquerdo ( Razão).

Vantagens: Quem não gosta ( a maioria gosta ) de sentir aquele “ Cheirinho” a pão quente, ou a café acabadinho de “ Moer” ou de fazer, são aromas que estão presentes na nossa memória e que sempre que somos confrontados com eles, recebemos um estimulo positivo, faz-nos sentir bem é agradável e na maior parte das vezes somos tentados a consumir os respectivos produtos.
Este tipo de técnica é interessante e eficaz, pois para além da diferenciação em termos de produto, podemos considerar que também permite ao consumidor a experimentação antes de optar pela compra.

Desvantagens: A mistura de sensações diferentes num mesmo espaço e momento, pode levar a algum desconforto, a possibilidade de as expectativas sobre o produto não serem percebidas, o custo e alguma dificuldade da sua implementação.

Um bom exemplo de Markting Sensorial, descolar uma etiqueta e "lamber" para sentir o gost0.


Travesseiro aromático - A linha Confecção Aromática foi criada com fins terapêuticos e utilizam ervas que exalam aromas que proporcionam bem-estar para corpo e mente, em meio à agitação da vida moderna.




Leroy Merlin, abriu em Espanha a primeira loja com utilização alargada de técnicas de Marketing Sensorial






......" en la zona de jardín los clientes disfrutarán de un ambiente floral mediterráneo con aromas de flores autóctonas como el azahar, el jazmín, la buganvilla o la glicinia. En la zona de sanitarios, el aroma será a agua fresca, a mar, a yodo y a dunas. Para las zonas de bienvenida, recuerdo y decoración, una mezcla de olores de flor de loto, muguet y cedro suavizarán el ambiente. En cuanto al sonido, en la zona de jardín se podrán oír zumbidos de abeja, pájaros piando y el movimiento de las hojas de los árboles acariciadas por el viento mientras que en la zona de sanitarios se oirá el agua fluyendo por un río o las olas rompiendo en la playa. " Comentário de Miguel Madrigal, director de marketing do Leroy Merlin Espanha.


Fontes : http://aletp.com/ ; http://www.marketingnews.es/; http://http//www.revistafatorbrasil.com.br




http://www.youtube.com/watch?v=wGDh4k4FCRA

2 comentários:

Ana Paula Cruz disse...

de uma forma geral, é o que se pretende, mas com duas oportunidades de melhoria, para este e anteriores:
- exemplos de aplicação concreta da técnica (marca referenciada)
- introdução de melhoria no viral de acordo com o comment
- mais imagens e videos de acordo com o potencial da ferramenta

Ana Paula Cruz disse...

Quis dizer tribal e não viral