segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Experience Marketing

Definição própria: Experience marketing na minha opinião é um dos meios mais eficazes de fazer com que algo fique gravado na memória de quem se torna parte activa numa qualquer experiência. Ao experimentar, as emoções e os sentidos estão presentes com maior intensidade, levando por exemplo a dissipar dúvidas ou a influenciar alterações em relação á tomada de decisão.

Pierre Schürmann, fundador e presidente da Conectis Experience Marketing, a primeira agência de experience marketing do Brasil afirma que o segredo para captar os desejos do público-alvo antes mesmo que este se dê conta deles é conhecê-lo muito bem, mas não da forma tradicional, que o enxerga apenas como uma radiografia – média de idade, de renda, de escolaridade. É preciso ir mais fundo, conhecendo os seus gostos e estilo de vida.Se antes o experience marketing era tido apenas como mais uma das armas de que as empresas dispunham para conquistar mercado e cativar consumidores, a sua alma cada vez mais permeia todas as ações de marketing realizadas, a partir da percepção de que a eficácia das ferramentas tradicionais está diminuindo, não mais consegue atingir emocionalmente os clientes. É com a sociedade da informação, que leva uma vida digital, que se está falando. Seus membros não compram produtos, compram as sensações que eles lhes dão.

Vantagens : Diferenciação, sentimento de partilha, ambiente de lazer e proximidade , envolvência e interacção, possibilidade de seleccionar target alvo, aumenta a competitividade.

Desvantagens : Algum investimento, risco de a experiência ser negativa quando comparada com outra , aumenta a necessidade de conhecer bem os concorrentes.

Uma experiência ......


Que fantástico poder reunir seus Clientes ou Colaboradores em volta de seis carros. Os participantes vão ter à sua disposição seis carros , os quais vão tentar desfaze-los, dentro de um tempo limite. O objetivo é descarregar as energias, utilizando uma marreta-martelo para destruir os carros. Em trabalho de equipe e com 05 pessoas em cada carro ao mesmo tempo, irão desestressar e relaxar em cada martelada . (www.omelhordavida.com.br)
O marketing baseado naexperiência é praticado com excelentes resultados nas livrarias.

Sem comentários: