terça-feira, 18 de novembro de 2008

MARKETING TRIBAL

Definição própria: O marketing tribal é uma forma de marketing que tem como base a criação de grupos com interesses comuns, por forma a entregar a esses grupos a possibilidade de obterem produtos que vão satisfazer as suas necessidades e desejos.



Um exemplo de marketing tribal, poderá ser a ligação do consumidor a uma qualquer marca, através do chamado cartão fidelização cliente!
Ou será que no caso, apenas será considerado marketing tribal, se a marca seleccionar dentro do seu universo de clientes com cartão fidelização os grupos com determinado interesse de compra e para os quais passa a enviar vales de desconto, acesso a produtos com algumas vantagens em relação aos restantes clientes, ou ainda outro tipo de informação comercial

Vantagens: Permite obter ganhos e facilitar o “ contacto” com o consumidor, apela á ligação á marca, facilita a propagação dos valores e reconhecimento da marca utilizando recorrendo aos próprios elementos do grupo ( tribo)

Desvantagens: Estratégia vocacionada para nichos de mercado, necessidade de fomentar constantemente a existência do grupo( tribo)


http://comunicacaomarketing.blogspot.com/2006/10/marketing-tribal.html
http://www.slingshot.online.pt/marketing-tribal-slingshotonlinept

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Pode e deve reeditar no sentido de melhorar, de acordo com as orientações gerais que dei a todos, a que cada post devia responder; as mesmas indicações devem ser seguidas para os novos posts:
definição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário de dez novas técnicas de comunicação referidas no briefing desta avaliação. Não esquecer de mencionar fontes sob risco de parecer mera opinião sua ou plágio que é avaliado com zero.